BRUXISMO

A vida urbana, tensão do trabalho e o estresse a que o homem moderno está submetido causam inúmeras repercussões em sua saúde e em seu estilo de vida.

O bruxismo popularmente conhecido como ranger de dentes noturno, é um distúrbio bastante comum, e está frequentemente associado a tensões emocionais geradas por problemas sociais como stress, ansiedade, etc. Além de estar relacionado a esses fatores, o bruxismo pode também ter causa genética, ou estar ligado a problemas ocupacionais e sistêmicos, medicamentos como antidepressivos em especial paroxitina (Aropax) e venlafaxina (Efexor),alterações neurológicas como transtorno do déficit de atenção, hiperatividade, processos alérgicos das vias aéreas superiores, má oclusão e restaurações incorretas.

Os reflexos da doença na vida do paciente são severos. O bruxismo causa desgaste e trauma das próteses, perda óssea em volta dos dentes (mobilidade), fratura de raízes, dores nos músculos mastigatórios e do pescoço e cervical da coluna vertebral e problemas na articulação temporomandibular.(D.T.M.) e desgaste dos dentes naturais, causando a alteração da dimensão vertical dos dentes, tornando o perfil da pessoa envelhecido.

Hoje já é possível promover, através de diversas técnicas, a reabilitação oral desses pacientes, reconstituindo os dentes com restaurações protéticas de porcelana, implantes para substituir raízes fraturadas e plástica nos tecidos gengivais para melhorar a estética do sorriso.

No entanto, é necessário que o portador de bruxismo se conscientize que além de buscar o equilíbrio emocional que geralmente é a causa da doença é necessário usar continuamente as placas protetoras dentárias para proteção dos do desgaste e para impedir a fratura das novas restaurações protéticas de porcelana.

Paciente de 47 anos com dentes desgastados e pequenos com maior intensidade do lado esquerdo, possuindo BRUXISMO de lateralidade esquerda. Alteração na dimensão vertical de oclusão causando um perfil envelhecido.

Nova reabilitação em porcelana – Antes e depois

Antes e depois – Perfil e dimensão vertical recuperado e uma nova aparência mais jovem.

ONDE ESTAMOS

Rua Miguel de Frias, 150 - Conj. de salas 702 / 703 Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

CONTATO

(21) 2622.6587 & 2621.6864 carlosdantasclinica@gmail.com